Bom... sou professor de química no ensino médio e existe um consenso em praticamente todos os livros didáticos sobre as influências antropogênicas (humanas) na temperatura terrestre. Na maioria dos mesmos as previsões são deveras apocalípticas e dadas praticamente como certas. Raros são os livros que lançam questionamentos sobre o quão grande é a influencia humana e sobre quais as probabilidades de cada previsão apocalíptica.
Sinceramente, não cheguei a um verdadeiro consenso sobre o que é verdade e o que é mentira quando se fala em aquecimento global. A mídia, sensacionalista, anuncia catástrofes que até mesmo os cientistas do consenso não tem tanta certeza. Não me parece existir dúvida que o extenso lançamento de CO2, CH4, CFC e outros... colaborem para o efeito estufa... mas na prática tais mudança humanas correspondem a menos de 0,5% da composição atmosférica nos últimos 150 anos(fonte: superinteressante de 2007). Não podemos deixar também de analisar que existem fontes naturais que colaboram para o aquecimento global, como vulcões, atividade solar, correntes marítimas e etc (o planeta já teve outros períodos de aquecimentos)...
Ai fica a dúvida... quão grande é realmente a nossa influência??? E quais seriam realmente as probabilidades das catastofres!
Particularmente.... acho realmente que uma mudança no hábito do consumo das energias fósseis e na produção e reutilização do lixo pode mesmo fazer bem para a nossa auto-preservação... mas não gosto de ensinar isto na ditadura do medo e opressão apocalíptica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário