terça-feira, 19 de junho de 2012

Criar é viver!!!


acordo cedo... de forma automática escovo os dentes, lavo o rosto e parto para o trabalho.
Outros tantos estão fazendo a mesma coisa... o semblante da maioria não é um sorriso nem raiva... na verdade apenas parece cansaço. O que supostamente é estranho, afinal, hoje é segunda. Mas a grande verdade é que o cansaço demonstrado não é físico ou mesmo provindo de esforço mental. É um cansaço emocional de quem apenas repete dia-a-dia todos os atos e atitude e até movimentos, criando uma total estagnação do poder criativo mental.

Criar é um dos atos que mais valorizam e dão significado ao fato "estar vivo". Você se lembra como ficava feliz quando ainda era uma criança e rabiscava alguns desenho no caderno? Você se lembra da sensação de realização quando conseguia concluir algo que havia apenas imaginado? Você se lembra de ficar com o desafio por horas e horas apenas pelo desafio de assim o fazê-lo? Nem receber pra isto você recebia. Fazia apenas pelo prazer de fazer e de sentir realmente vivo. Nem que fosse por um segundo sequer.

É muito comum algumas pessoas já adulta, as vezes, instintivamente se apegarem a fazer tricô, crochê, ou elaborarem complexas previsões para a tabela do campeonato de seus clubes de futebol, ou mesmo procurarem maneiras para fecharem algum tipo de jogo de azar ou esculpirem madeira e etc. Se você trassar bem, perceberá que isto é meio que um escape da rotina e criação de um real propósito para vida. Porém, não só são coisas muito pequenas perante toda a nossa capacidade de raciocínio como ainda são poucos que assim se predispõe uma pequena parte de todo seu tempo para fazê-lo. A grande maioria simplesmente está estagnada. Não cria, não elabora, mal sei se estão vivos.

Em contrapartida... Disseram pra você que dinheiro é tudo, que o trabalho enobrece o homem, que existe uma recompensa pós-vida, e que deus ajuda quem cedo madruga. Fizeram você pensar que a vida sofrida é motivo de orgulho. E assim você repete tudo... dia após dia até que você atrofia toda aquela criatividade que lhe havia quando criança. Em todo o processo, o próprio ser humano começou a confundir o sentido do que é diversão e o que é felicidade. Assim, normalmente vemos pessoas dizendo frases como "vou passear para ser feliz", "vou beber para ser feliz" e etc... porém isto não é felicidade... é apenas diversão. Diversão é como ir ao circo e rir do palhaço ou sair com os amigos e ir beber... na manhã seguinte... passou... felicidade mesmo é ter orgulho de todas as coisas que você criou e saber que só você seria capaz de fazer.


Crie!!! Elabore!!!! Pense!!! Exija seu direito de se sentir VIVO!!!



"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." - Oscar Wilde

4 comentários:

  1. A arte é o único diário que todos admiram, mais ninguém consegue ler,é a paixão do artista ,que mesmo na dificuldade do dia a dia ,mostra a mais bela imagem ,que pode retratar ,diversos sentimentos , sensações ,emoções ,e também um simples prazer de criar marcar na história ,mostrar que um dia existi

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Anonymous Monique... rsrsrs

    A gente passa... nossas criações ficam.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua reflexão. Sobre a criação, penso como você. Para mim é o que dá sentido à vida. Essa história de que "o trabalho dignifica o homem" é pura balela. Gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir
  4. :)

    Que bom que gostou!!!

    Quando li o seu publicado no GRNews eu pensei... putz... de certa forma passa a mesma msg que o meu!!!

    ResponderExcluir