segunda-feira, 8 de novembro de 2010

-Será???




Sabe como se chama aquele que se intromete na conversa dos outros?
R: Professor.

Enquanto passava matéria no quadro, ouvi um aluno contando sobre seus questionamentos e embaraços religiosos. Afinal o que ele realmente era? Cristão? Judeu? Islamita? Pagão? Enquanto ouvia não pude deixar de abrir um sorriso e me lembrar de uma velha história:

Certa vez uma senhora com uma bíblia me parou na rua pra me falar o quanto são maravilhosa as coisas que deus criou... o homem, a borboleta, as plantas, o céu, as nuvens... Eu a interrompi e acrescentei em seu argumento... a peste, a ratazana, a aids, o câncer, a barata... por ter sido tão espontâneo, nem percebi o risco que corria de levar uma bíblia na cabeça, mas, para o meu espanto, a senhora dobrou uma das sobrancelhas me encarou com um cara investigadora e me indagou:
- será????

rsrsrsrs

Pronto... mal terminei a história e já tinha armado a confusão em sala de aula. Se minutos atrás eu era só um professor passando uma chata matéria no quadro, no instante seguinte todos queriam dar opinião sobre sua visão de deus e suas religiões. Era o momento de discussão de argumentos. Discussão de idéias. Gosto disto. Não vou ainda neste post falar sobre minhas convicções e crenças (afinal... acabei de chegar!! rsrsrs)... mas, como na sala de aula eu fiz menção a um argumento de Epicuro sobre o paradoxo das qualidades de deus e sua bondade... deixo-o aqui para que possam analisa-lo, questiona-lo, contradize-lo e etc...

 "Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente.
É capaz, mas não deseja? Então é malevolente.
É capaz e deseja? Então por que o mal existe?
Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?"
Epicuro


P.s: em outra turma, a partir de uma brincadeira, quase convencemos para um aluno que uma pasta roxa era na verdade cor-de rosa... o que demonstra bem o poder de uma mentira repetida e da opnião de massa... sei que os fatos de ambas as salas foram assuntos diferentes... mas não estranharia se alguém correlaciona-se os fatos.

7 comentários:

  1. Aêêê!!!
    Eu estava nessa discussão aí... rsrs
    Deus... Será???

    ResponderExcluir
  2. Estava lá e sobreviveu neh!!!! rsrsrs

    acho super aproveitoso momentos de discução,afinal, como dizia Walter Lippman

    "Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando."

    ResponderExcluir
  3. Eu não tava na sala mas vou meter o bedelho!!rsrs

    Acho que Deus é a melhor manifestação de cada um de nós.
    Esse ditador que bitoladamente é passado por várias gerações para os cristãos(eu me incluo) é fruto da imaginação e da conveniência dos religiosos antepassados.
    Não acredito que Deus é um homem grande, sentado no trono, planejando as glórias e desgraças de cada um de nós.Nem um ser que pode fazer td e não faz nada. Muito menos que inventa tudo de bom e depois td de ruim!
    Isso é coisa, de gente. Nós que cometemos erros e procuramos um outro para responsabilizar.
    :D

    ResponderExcluir
  4. hummm...flavita, falou como freud aqui...rsrsrsrs
    O Outro p responsabilizar. Sim, tudo é cupla do outro, pq é coveniente, pq é mais fácil, pq naum nos incluimos nas mazelas, nas imundices que nos constitui. Somos sim vitimas e vitimizamos quem nos rodeia. E onde Deus se inclue? No mais misterioso dos fenômenos...no tudo e no nada. Assim, acredito que Deus é para cada um...UM!

    ResponderExcluir
  5. Ok... sinceramente eu não esperava que a discussão continuasse aqui, mas, já que aqui estamos....
    -Flávia... vc mesma disse que seu deus não é um deus que pode tudo... então não é onipotente, logo, não é o mesmo deus do fundamentalismo cristão. É uma espécie de visão particular de deus. Tudo bem... mas não se esqueça que esta idéia de deus é única e particular sua (que por sinal achei muito deísta... algo que até acho interessante). Você pode até estar certa... mas também pode estar errada.
    -O deus do fundamentalismo cristão tem 3 virtudes: onipresente, onipotente e onisciente. Se existe um deus assim, como acredita os fundamentalistas, este ser é sim responsável por tudo. Sejam boas ou ruins... e não estou falando isto para transferência de culpa não... pois com tais virtudes ele sabe de tudo e poderia tudo, assim, tudo ocorre conforme ele quiz.
    -Shy... sobre sua crença de deus... eu acrescento apenas um pequeno detalhe.... deus para cada um... UM!!! Ou NENHUM!!!

    ResponderExcluir
  6. Não acho que tenha Deus certo ou errado. Visão certa ou errada. Existe visão individual adaptada a visão de um todo. A partir do momento em que se defende a tese de alguém, ou de um grupo de pessoas, passa a ser, automaticamente, religiãoo também. Mesmo que "atéia". Eu defendo apenas, meus pensamentos.E é um "defender" que respeita as opiniões alheias. Adoro falar sobre os assuntos polêmicos. Acho que acrescenta muito quando agente sabe respeitar e ouvir o outro!!
    ;)

    ResponderExcluir
  7. O nenhum...ja é um significante
    já é um falar sobre algo...que seja o nada...e sobre o falar...está o fenômeno...está.Deus!

    ResponderExcluir