sexta-feira, 20 de julho de 2012

falando de dor...





***este texto surgiu em resposta aos comentários no post anterior.

Mas com o tempo, Carmélia, eu estranhamente aprendi a selecionar quais sentimentos se deve cultivar. Alguns... mesmo que inevitavelmente surgem em seu gramado... simplesmente não valem a pena serem regados.


Outro dia uma colega minha me procurou para sair e conversar. O namoro tinha terminado... e ela nao tava lidando bem com isto. E assim saimos... ela, uma amiga dela e eu. Sentamos numa mesa e ela começou a revelar as magoas e dores. Tudo bem. Normal. No final a amiga começou a falar coisas do tipo: -foi melhor pra vc!! Ela (a ex-namorada da minha amiga... sim, namorada... isto mesmo) é má. Ela fez vc sofrer. Ela fez isto... fez aquilo. Foi sorte sua que vc saiu disto e blablabla...

e eu fiquei calado.

Em um determinado momento me perguntaram: - Não é mesmo Ronan?? - e eu respondi: - Não acho que seja. Não acho que ninguém desta historia tenha agido intencionalmente querendo fazer mal a alguém. Não acho que ela seja má e que se relacionou contigo só para te fazer sofrer. Não acho que ela quiz te enganar ou mesmo tenha planejado tudo premeditadamente... muito pelo contrário... acho que ela realmente acreditou em tudo que vcs duas poderiam viver... e foi por isto que se arriscou e se relacionou. Hoje talvez ela tenha descoberto que foi um erro...mas aposto que errou sem nunca querer te magoar. Sei que dói. E a gente tem a reação natural de revidar aquilo que nos provoca dor... de achar que aquilo é ruim... maligno e tal... mas a grande verdade é que são simplesmente pessoas como outra qualquer. Que as vezes apostam sua fé em algo... e o algo não decola. Vcs namoraram 2 anos. E eu não acredito que tenha sido 2 anos de mentiras.

A amiga me interrompeu e me protestou: -Mas se ela (nossa amiga) é a vitima, quem é o culpado do crime? Hein?? Quem é o culpado??

O engraçado é que esta pergunta parece lógica e a resposta mais óbvia ainda... porém, matemática simples não funciona bem quando se pensa em relacionamentos. E eu respondi: - culpado disto tudo que ela sofre agora... é sua própria e bela capacidade de amar. O amor provoca o mais belo sorriso... mas também provoca a mais profunda dor. Alíás, é exatamente a sua capacidade de sofrer que vai determinar o quão belo e sincero pode ser seu sorriso.

e todo mundo ficou calado... rsrssrs

Falando de dor... parece que o amor não vale a pena. A dor automaticamente ativa recursos em nós de auto-defesa. Assim a gente sente raiva, ódio, depressão... em alguns casos as pessoas até revidam de forma fisíca e blablabla... mas... se vc só amar... e começar a cultivar em seu peito que tudo foi e é por amor. Todos os sentimentos "ruins" murcham... e todos os realcionamentos tristes ou não.... passam a valer a pena.

Um comentário:

  1. Olha eu sei um pouco o que eh essa dor, mas ficar jogando a culpa nos outros não nos faz sentir melhor, só piora a situação, temos q ver se nos jogamos fundo no relacionamento para ele dar certo. Acho q só o q posso dizer!

    ResponderExcluir